20 JUNHO UFCD 4651 Gestão de stress e gestão de conflitos 25horas| FAD Síncrona|Formadora Dra. Margarida C. Ferreira|POISE-01-3524-FSE-003958






Objetivos

  • Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.
    • Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
      • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
        • Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
          • Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

            Conteúdos

            • Gestão de stress
              • Stress -conceito e modelo explicativo
                • Causas e fatores primários de stress no trabalho
                  • Sintomas de stress - relação entre desempenho e stress
                    • Avaliação individual do grau de stress
                      • Fases do stress
                        • Formas individuais de lidar com o stress
                          • Fatores de risco
                            • Procrastinação
                              • Tomada de decisões
                                • Estilo de vida
                                  • Como Implementar a mudança
                                    • Análise da situação
                                      • Gestão do tempo
                                        • Assertividade
                                          • Técnicas de relaxamento e meditação
                                          • Gestão de conflitos
                                            • Relações interpessoais e o conflito
                                              • Diferentes tipos de conflitos
                                                • Fontes e rastilhos de conflito
                                                  • Conflito enquanto processo
                                                    • Estilos pessoais de gestão de conflitos
                                                      • Conflito como oportunidade
                                                        • Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros